Dica 01 – Teoria do Eu

Estava aqui construindo um discurso para um dos nossos clientes e um dos erros mais comuns cometidos por quem vai ser apresentar é falar sobre ele mesmo no começo da sua apresentação. Se o tema da sua próxima palestra não for VOCÊ, então, não fale de você, fale sobre aquilo que vai interessar ao seu público e esqueça aquela ideia de que as pessoas precisam conhecer sobre você para acreditar no que esta falando.

Dica 02 – Pedindo Desculpas

Um das coisas erradas ao começar uma apresentação é pedir desculpas por algum problema que o público ainda não sabe. Destacar esse problema ou dificuldade no início usando como por exemplo, “Quero, antes de mais nada, pedir desculpas pela desorganização dos meus slides”. Dizer isso não vai fazer de você um apresentador melhor! Só vai reforçar o problema e desviar a atenção do público para aquele problema. Pense nisso na próxima vez tiver que falar em público.

Dica 03 – Estou nervoso e daí

Eu sou especialista em Comunicação Assertiva e Performance e oriento executivos a transmitir sua mensagem com maior confiança. Um erro que muita gente comete é começar sua apresentação dizendo que está muito nervoso achando que isso vai trazer o público para o seu lado. Isso não vai te ajudar! Só vai deixá-lo ainda mais nervoso caso alguém na plateia faça cara feia pra você. Se você esta realmente nervoso não fique destacando esse problema ainda mais. O mesmo vale para aquelas pessoas que gostam de começar sua apresentação com a frase “eu não sou bom pra falar em público”. Nunca use esse tipo de frase, se isso ajudasse você nunca ficaria nervoso na sua próxima apresentação. Já pensou sobre isso?

Dica 04 – Olhando para o Slide

Você quer deixar sua plateia irritada? Leia o slide que está exibindo! Esse é um erro que muitos apresentadores cometem. Quando você lê um slide está dizendo: olha, eu estou lendo essa informação pra você, logo o que eu vim aqui fazer é totalmente descartável! Eu poderia muito bem mandar esse material pra você e ir embora. Tenho certeza que não é isso que você quer fazer na sua próxima apresentação, não é?. Não fique lendo slides. Coloque os pontos principais em um pequeno roteiro, caso você tenha medo de dar branco, mas não fique lendo essas informações também.

Dica 05 – Contando uma História

Uma das ferramentas mais poderosas para envolver seu público é contar uma boa história. E onde está o erro nisso? É quando os apresentadores anunciam que vão contar uma história como, por exemplo, “Eu quero começar contando uma história…”. Anunciar uma história só vai enfraquecê-la. Vá direto ao ponto e comece contando simplesmente a história sem anunciar que vai fazer isso.